Projeto ZK - Informática & Educação

Série: Jogos


Editado por:

José Eduardo Ferreira da Silva

BRASIL - 2020

 

 

 

 

 

 

O jogo 'TINHOSO'

Descrição: Nessa atividade o coelho tinhoso deve ser conduzido, ao longo de uma escadaria, até sua casa (vide figura). Para isso, tinhoso aguarda orientações sobre o número de degraus que deve subir, as quais são, alternadamente, dadas pelo estudante e computador.  

As regras de funcionamento da atividade tinhoso são as seguintes:

1 Um de cada vez, estudante e computador devem orientar tinhoso a subir no mínimo um degrau e no máximo três ou quatro degraus, conforme variação da atividade;  

2 – vence aquele que, em sua vez, conseguir levar tinhoso à sua casa.

OBSERVAÇÃO: em síntese, a estratégia para levar tinhoso, antes que o computador o faça, é a seguinte: se m é o número total de degraus e r o número máximo de degraus que podem ser vencidos por vez, a seqüência dos pontos seguros é uma progressão aritmética de último termo igual à m e razão igual a (r+1).  

Para fazer download, pressione sobre o bonequinho à esquerda.

VARIAÇÃO I: são apresentados 15 degraus de modo que, em sua vez de jogar, tanto o estudante quanto o computador podem fazer tinhoso avançar, no máximo, três degraus de cada vez.

VARIAÇÃO II: nessa variação, O total de degraus é igual a 21 e o número máximo de degraus a serem vencidos poderá ser de três ou quatro, por vez. Essa escolha é sempre feita aleatoriamente, ao início de cada partida.

Instruções para  download

1- Antes de fazer o download, recomenda-se a criação de uma pasta ( ) para o recebimento do arquivo.

2- Em seguida, clique sobre o título desejado e siga as instruções de seu navegador para a transferência de um arquivo no formato *.rar ( ).

3- Para esse programa funcionar corretamente é necessário simular o sistema operacional MS-DOS. O texto abaixo contém as orientações necessárias para fazer isso.

Pressione aqui

para ler mais ...

 

Como rodar programas antigos nas versões atuais do sistema Windows

.

 

 


Creative Commons License
Projeto ZK - Informática & Educação by José Eduardo Ferreira da Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at
www.projetozk.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at
http://www.projetozk.com.