No que diz respeito à atual
tecnologia disponível para o trabalho de editoração via computador – a
tecnologia desktop – os recursos recortar, copiar e colar se constituem
como uma espécie de carro chefe em qualquer tipo de trabalho nesse ambiente. Por
exemplo, eles viabilizam o intercâmbio entre programas mais específicos, tais
como os editores de texto, planilhas, editores gráficos, etc.
E a relevância desses
recursos não fica menor quando voltamos nossa atenção para os editores gráficos,
que são os programas que nos permitem gerenciar imagens.
Nesse tipo de ambiente, o
conjunto recortar, copiar e colar combinado com o conjunto dos comandos
arrastar, inverter e girar dá origem a uma poderosa ferramenta para a
criação e/ou manipulação de imagens via computador.
Tendo em vista que, no
conjunto das transformações geométricas, as funções arrastar, inverter e girar podem
ser lidas como translação, simetria e rotação; isso significa, entre
outras coisas, que os editores gráficos podem se constituir enquanto ambientes favoráveis à
sistematização de idéias matemáticas referentes ao conceito das isometrias, isto
é, transformações geométricas que não alteram o tamanho original da figura.
E se assim o é, isto
significa também que através da matemática é possível viabilizar ao estudante
condições favoráveis para uma consistente alfabetização digital.
José Eduardo Ferreira da
Silva |